21ª ExpoBrahman terá jurado internacional
Expectativa é de que 150 animais participem das competições da feira

A 21ª Exposição Internacional da Raça Brahman (ExpoBrahman) será realizada de 13 a 19 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) já definiu a programação do evento, cuja abertura oficial será no dia 14 de outubro.
Para recepcionar os tratados de animais que trabalham na ExpoBrahman, a entidade fará um churrasco de boas-vindas no dia 13 de outubro, a partir das 19h. Já no dia 15 de outubro será a vez de recepcionar os visitantes e expositores, na Casa do Brahman, também com um saboroso churrasco de carne Brahman.
A expectativa é de que 150 animais participem das competições da feira que começam no dia 15 de outubro, a partir das 8h, com o "Brahman a Campo", modalidade de julgamento exclusiva para a raça, idealizada pela ACBB, com o objetivo de identificar os melhores exemplares para a pecuária extensiva de corte. Os animais são avaliados em relação à sua funcionalidade e desempenho no ambiente a campo. A competição será em dois dias.
O Julgamento de Pista, que avalia animais de elite, vai do dia 16 até 18 de outubro, quando ocorrerá a escolha dos Grandes Campeões da ExpoBrahman. Quem comandará a escolha dos campeões será o jurado paraguaio Mário Rempel, que é membro da Comissão Técnica da Raça Brahman da Associação de Criadores de Brahman do Paraguai, assessor técnico e criador da raça em seu país.
A exposição ainda terá oportunidade de negócios. No dia 17 de outubro, a partir das 20h, os dois criatórios da raça Portobello e Terra Verde unem-se para realizar o Leilão Genética do Futuro, no Kiosk Armazém do Boi, no interior do Parque Fernando Costa.
De acordo com o presidente da ACBB, Gustavo Rodrigues, a feira deve receber diversas comitivas internacionais e visitantes de todo o Brasil. "A genética Brahman selecionada no Brasil vem apresentando uma demanda crescente no mercado, pois tem apresentado excelentes resultados em cruzamentos e nas provas zootécnicas. Recentemente, encerramos mais uma avaliação de touros e ficou comprovado o alto desempenho não só em ganho de peso, quanto em qualidade de carcaça, eficiência alimentar e fertilidade", diz o presidente.



