ABCZ participa do World Meat Congress, em Cuiabá (MT)

Temas como sustentabilidade, o comportamento mundial do consumo de carne, nutrição, dieta humana e mercado foram destaque ao longo do evento

03/11/2025 às 08:29 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) marcou presença no World Meat Congress (WMC), promovido pela International Meat Secretariat (IMS) com apoio do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), em Cuiabá (MT).

Reunindo produtores, acadêmicos, exportadores e outros profissionais interessados na cadeia produtiva global de carne bovina, o evento é realizado a cada dois anos. Antes da passagem pelo Brasil, o congresso já promoveu edições em países como os Estados Unidos, Argentina, Holanda e Uruguai.

O Jurado e Conselheiro Técnico da ABCZ, Carlos Alberto de Souza Celestino, representou a entidade na programação do WMC. Temas como sustentabilidade, o comportamento mundial do consumo de carne, nutrição, dieta humana e mercado foram destaque ao longo do evento.

“O Brasil evoluiu grandemente na produção de carne, pois temos condições favoráveis, ambiente e manejo sustentáveis, terras férteis e produtivas, aliadas a um melhoramento genético evolutivo. Enquanto muitos acreditam que o mercado do boi gordo anda devagar, os fundamentos reais mostram um cenário bem diferente. A força da demanda e os ajustes de oferta estão redesenhando as margens da pecuária brasileira e só quem enxerga além dos preços consegue entender o que realmente está em jogo”, afirma Carlos Alberto.

Segundo ele, outros assuntos de destaque para o setor foram abordados, como a captação de carbono e o papel da genética no futuro da cadeia produtiva.

“Vale a pena lembrar que o carbono faz parte da sustentabilidade. A carne bovina e sustentável somente será produzida com genética produtiva eficiente, e um sistema de produção a pasto. O Brasil segue as normativas universais, como também a utilização da Integração Lavoura-Pecuária. No entanto, os investimentos ainda são pequenos na agricultura e pecuária”, avalia.

O conteúdo técnico do congresso ainda se debruçou sobre os malefícios dos alimentos ultraprocessados e como a carne vermelha pode ajudar a solucionar os problemas criados por este tipo de dieta.

Além disso, Carlos Alberto também participou de uma visita técnica ao Frigorífico Sul, do Grupo Fuga, que se destaca pelas suas práticas de produção e sustentabilidade e é referência na exportação de carne para mais de 50 países.
 
Fonte: ABCZ