ABCZ realiza cerimônia comemorativa à posse da nova diretoria neste sábado (7)
À frente da nova gestão, está o presidente Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que assumiu o cargo em 1º de janeiro, marcando o início de seu segundo mandato na presidência da entidade, após o período 2016-2019
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realiza, neste sábado (7), a cerimônia comemorativa à posse da diretoria eleita para o triênio 2026–2028. O evento acontece a partir das 20h, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba (MG).
À frente da nova gestão, está o presidente Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que assumiu o cargo em 1º de janeiro, marcando o início de seu segundo mandato na presidência da entidade, após o período 2016-2019.
A nova diretoria é composta por 108 membros, sendo 54 novos integrantes, o que representa 50% de renovação. O grupo reúne 17 membros da Diretoria Deliberativa, 10 do Conselho Fiscal, todos de Uberaba, e 81 integrantes do Conselho Consultivo, com representantes de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Sobre Arnaldo Manuel
Médico-veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Arnaldo Manuel tem 73 anos, é natural de Uberlândia (MG) e casado com Iara Maria Vieira Marquez, presidente da ABCZ Mulher e do Zebu do Bem. Desde 1980, conduz a seleção das raças Gir, Nelore e Sindi na Fazenda Ipê Ouro, trabalho desenvolvido em conjunto com os filhos João Marcos e Maria Isabel, também médicos-veterinários, além da colaboração de Manuel Eduardo, advogado, e Ana Carolina.
A trajetória da família na pecuária seletiva representa a quarta geração da seleção da marca R, iniciada em 1980 e herdada de seu avô, Rodolfo Machado Borges, fundador da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro (SRTM), instituição que deu origem à ABCZ.
A atuação de Arnaldo Manuel na entidade teve início em 1978, como membro do Conselho Técnico da Raça Gir. Ao longo de 47 anos de dedicação à ABCZ, exerceu diferentes funções, incluindo a de diretor em diversas gestões e superintendente técnico entre 1982 e 1986, período em que foi criado o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), em parceria com a Embrapa. Também integra o Colégio de Jurados desde 1983.
Informações: Assessoria ABCZ



