ABRAFRIGO reconhece e valoriza ações que levaram à queda da tarifa de 40% sobre a carne bovina brasileira
A atuação desses órgãos foi determinante para assegurar às autoridades norte-americanas informações claras, robustas e decisivas, permitindo uma avaliação correta e conduzindo à reversão da medida
A Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO) vem a público reconhecer e valorizar o esforço conjunto dos setores público e privado que, de forma coordenada e estratégica, contribuiu para a retirada da tarifa adicional de 40% aplicada a produtos brasileiros — entre eles, a carne bovina — conforme anunciado pelo governo dos Estados Unidos em 20 de novembro de 2025.
Enaltecemos o trabalho preciso e incansável da diplomacia brasileira e das equipes técnicas envolvidas, em especial do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A atuação desses órgãos foi determinante para assegurar às autoridades norte-americanas informações claras, robustas e decisivas, permitindo uma avaliação correta e conduzindo à reversão da medida.
A ABRAFRIGO parabeniza a indústria da carne bovina e os pecuaristas brasileiros, que agora retomam plenamente suas exportações para um dos mercados mais relevantes e exigentes do mundo. Reafirmamos nossa convicção de que a cooperação construtiva entre Brasil e Estados Unidos gera prosperidade, segurança comercial e benefícios concretos para as populações de ambos os países.
Assessoria de Imprensa Abrafrigo



