AGROCLIMA I Umidade tem sido favorável em áreas de pastagens

Com exceção da maior parte da região nordestina

25/04/2023 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA
Siga-nos no Google News

Com as chuvas frequentes das últimas semanas, os índices de disponibilidade hídrica do solo foram mantidos em condições favoráveis na maior parte das áreas de pastos do país nesta terça-feira (25). Com a manutenção dessa água no solo a vegetação fica verde, o que é benéfico ao gado.

Mas como nem tudo está balanceado no Brasil, áreas de pastagens no Nordeste ainda contam com baixos índices de umidade do solo. Tirando o Maranhão, boa parte da região enfrenta escassez hídrica, o que aumenta o risco para incêndios atingindo os pastos.

Por enquanto isso não deve mudar em boa parte da Bahia e do Piauí, além do oeste do Pernambuco. Áreas que já enfrentam déficit hídrico e vão continuar com tempo firme. De forma geral, a maior parte do país recebe chuva nesta terça. Com destaque para chuva volumosa que pode ser registrada desde o norte de Rondônia até Roraima, são esperados volumes entre 20 e 80 milímetros.

No Centro-Sul há possibilidade de chuva forte e volumosa desde o sul do Rio Grande do Sul até Mato Grosso do Sul, tudo devido a formação de um ciclone que mais tarde dará origem a uma nova frente fria.

A previsão mais detalhada você acompanha no Agroclima: 


Com informações da X Weather Meteorologia
Foto capa: Pecuária BR