ANA edita manifestação conjunta por melhorias na Bacia do Paraná
Mudança foi assinada por gestores de recursos hídricos de MG, SP, PR, MS e GO
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) editou na sexta-feira (26), uma manifestação conjunta dos gestores de recursos hídricos de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, para a redução da vazão mínima da usina hidrelétrica de Jupiá.
Os valores devem ficar abaixo de 3.600 m3/s no período úmido de 2021-2022, a fim de projetar melhorias aos reservatórios na Bacia do Paraná.
O grupo criado pela Resolução ANA nº 77, de 1º de junho de 2021, acompanha a situação da bacia, identifica problemas sobre os usos múltiplos, propõe medidas para aliviar os impactos e acompanha a implementação dos planos.
A mudança foi aprovada, após a identificação de baixos volumes nos reservatórios da Região Hidrográfica do Paraná (RH), principalmente nas situações de cabeceira, onde impactos sobre usos múltiplos poderiam gerar impactos sociais, econômicos e ambientais na região hidrográfica e em outras regiões do Brasil.
A medida, que será adotada entre dezembro de 2021 a abril de 2022, determinará os usos múltiplos e atenderá as necessidades ambientais no período seco de 2022 e nos anos seguintes na região, incluindo o trecho baixa-mar da usina hidrelétrica de Jupiá.
Com informações da ANA.
Foto Raylton Alves/ANA.