Abertura oficial da Expoinel Minas reúne lideranças da pecuária zebuína em Uberaba (MG)
A exposição reúne cerca de mil exemplares das variedades Nelore Padrão, Nelore Mocho e diferentes pelagens, com julgamentos que seguem até sábado (8)

A abertura oficial da Expoinel Minas foi realizada na manhã desta terça-feira (3), no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A cerimônia marcou o início do calendário da raça Nelore em 2026 e reuniu lideranças da pecuária zebuína.
Participaram da solenidade o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, a presidente da ABCZ Mulher e do Zebu do Bem, Iara Marquez e o presidente da Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN), Beto Mendes.
A exposição reúne cerca de mil exemplares das variedades Nelore Padrão, Nelore Mocho e diferentes pelagens, com julgamentos que seguem até sábado (8).

Durante a abertura, o presidente da AMCN destacou o crescimento do evento e a importância do apoio da ABCZ. “É uma exposição que fazemos com muito carinho, sempre buscando, a cada ano, superar os números de animais e de criadores. Graças a Deus, temos alcançado resultados muito positivos. Mas esse sucesso não é construído sozinho. O apoio da ABCZ, oferecendo todo o suporte logístico e organizacional, é fundamental. Sem esse apoio, não seria possível realizar uma exposição tão complexa, com um número tão grande de animais”, afirma Beto Mendes.
Além de abrir o calendário da raça Nelore, a Expoinel Minas é o primeiro evento do ano realizado no Parque Fernando Costa, tradicional palco das principais exposições da pecuária zebuína brasileira.
O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, ressaltou a relevância do recinto para o desenvolvimento do melhoramento genético ao longo das décadas. “Depois vêm abril e maio, com a realização da ExpoZebu, da ExpoGenética e, na sequência, da Expoinel Nacional, junto com a ExpoLeite. É neste recinto de avaliação das raças zebuínas que, desde a primeira ExpoZebu, está reunido o que há de melhor em genética, fenótipo e funcionalidade. Como bem disse o Beto Mendes na abertura, este é um recinto sagrado”.
Informações: ABCZ



