Agricultura familiar prioriza sustentabilidade ambiental
Dados apontam que cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, provém da agricultura familiar
Atividade sustentável
Dados apontam que cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, provém da agricultura familiar. A modalidade prioriza uma produção rural sustentável com o ambiente. A inovação pode criar condições para a manutenção da viabilidade econômica das propriedades familiares e sua capacidade de se reproduzir como unidade social familiar, além de poder contribuir para a modernização do setor. Essa modernização passa pela capacitação, pelo uso de insumos adequados, de máquinas e equipamentos apropriados ao segmento e às condições dos agricultores familiares, como forma de permitir sustentabilidade e ganhos significativos de produtividade.
Em Mato Grosso do Sul, a atividade da agricultura familiar tem sido animadora para os produtores, porém existem alguns trabalhadores que sentem dificuldades em comercializar seus produtos, como é o caso da produtora da área rural de Campo Grande, MS Marli Batista Da Silva, que além de produzir, verduras e legumes, faz queijos e requeijão para vender na cidade. Para ela falta políticas públicas, que visam este incentivo aos agricultores, aja visto que os consumidores, priorizam no momento da compra por produtos de qualidade e frescos.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar, de MS, a pauta abordada no momento, com os agricultores da atividade, é a regularidade dos alimentos, para ele os pontos de abastecimento, precisam contar diariamente com verduras, legumes e frutas que são fornecidos pelos agricultores.