Agricultura: ‘previsão de dados climáticos são fundamentais’, diz Sérgio de Zen
Entrevista com diretor de Política Agrícola e Informações da Conab foi realizada no ‘Agricultura BR’
O Encontro de Analistas da Scot Consultoria, em São Paulo (SP) debateu assuntos relacionados ao mercado do boi, e trouxe também as expectativas para o agronegócio em 2022.
No bloco “Macroeconomia”, novos levantamentos sobre o clima e estimativas para a safra 2021/2022 também foram apresentadas. O diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sérgio de Zen, falou sobre o assunto durante entrevista ao programa “Agricultura BR”, do Canal do Boi, na quinta-feira (25).
“É fundamental que a gente tenha a previsão dos dados climáticos, sem ele as previsões ficam sem acurácia [sem precisão], então o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recebeu investimentos e fez uma série de melhorias , inclusive aumentando geometricamente o número de pontos de coleta , e também está exercitando cálculos de previsão que chegam a seis meses, isso melhora muito a nossa capacidade de prever a safra”, informou o diretor.
Segundo Sérgio de Zen, a Conab também aprimorou as estimativas de safra, os pontos de coleta passaram de 800 para mais de 5 mil.
Veja a entrevista:
*texto com supervisão do jornalista Douglas Silvério.