Altas expressivas em produtos agrícolas marcam o mês de outubro em São Paulo
Batata-doce, tomate e mandioca registram as maiores valorizações; banana, limão e trigo apresentam retração
O mês de outubro foi marcado por fortes oscilações nos preços de produtos agrícolas pagos aos produtores paulistas. Segundo relatório de acompanhamento mensal elaborado pelo Departamento Técnico e Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), batata-doce, tomate, mandioca e frango vivo registraram expressivas valorizações, enquanto limão, banana-prata e trigo apresentaram queda nas cotações.
A batata-doce está entre os destaques do mês, com aumento de quase 50% em relação a setembro, ficando 93% acima do preço praticado no mesmo período do ano passado. O tomate também apresentou forte valorização. Na primeira semana de outubro, o preço do produto teve um salto de 116% devido à queda na oferta e à demanda aquecida. Apesar da retração nas semanas seguintes, a variação mensal foi positiva, com alta de 28,5%.
Outro produto em destaque foi a mandioca, que registrou valorização de 24,8% em relação a setembro. A elevação dos preços decorre da oferta reduzida, consequência da baixa rentabilidade observada nos meses anteriores, que desestimulou a comercialização por parte dos produtores.
Com a retomada das exportações do frango vivo e com o aquecimento do mercado interno, o preço subiu 8,8% em outubro, aproximando-se dos níveis observados antes dos impactos da gripe aviária. Em comparação com outubro do ano passado, o valor está 14,6% mais alto.
Em contrapartida, alguns produtos registraram quedas significativas. O limão teve retração de 32,4% nos preços, reflexo da baixa demanda em outubro. O preço da banana-prata também recuou, com queda de 12,2%, pressionada pela concorrência com a produção mineira, que apresentou frutas de qualidade superior e melhor aceitação no mercado.
O preço do trigo segue em tendência de queda – apesar do atraso na colheita na região Sul do país – devido à alta competitividade do produto importado, aos estoques elevados e à expectativa de uma safra mundial recorde.
Clique na imagem abaixo para acessar o relatório completo, elaborado a partir de dados da CONAB e do CEPEA-ESALQ/USP, e que apresenta a variação mensal e a evolução dos preços de 28 itens pagos ao produtor. E acesse o Painel de Dados para conhecer outros relatórios e documentos que podem auxiliar o produtor em sua estratégia de negócios.
Fonte: FAESP/SENAR



