Altas temperaturas elevam risco de incêndios no Mato Grosso nesta sexta-feira
Umidade ficará abaixo de 12% na região
Nesta sexta-feira (22), o tempo volta a ficar firme em todo Centro-Oeste brasileiro. Atenção para a umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo de 30%. Em áreas do leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, os índices podem cair para menos de 12%. O veranico, aliado a rajadas de vento de até 50 km/h em Mato Grosso do Sul, aumenta ainda mais o risco de incêndios.
No Sudeste, o tempo segue firme, com exceção de pancadas isoladas no norte do Espírito Santo. Já no interior paulista e mineiro, a umidade também pode cair para valores inferiores a 12%, com calor intenso e ventos que elevam o risco de queimadas.
No Sul, uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e intensifica as instabilidades. Há risco de tempestades no oeste, campanha e sul do estado, com chuva volumosa, rajadas de vento que podem superar 90 km/h e possibilidade de granizo. Nas regiões central, Missões, Vales e parte da Grande Porto Alegre, também há risco de tempo severo.
No Nordeste, a chuva segue concentrada em áreas costeiras entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, com acumulados mais expressivos em Recife, Maceió e João Pessoa. No interior, predomina o tempo seco e quente.
Já no Norte, a chuva ocorre de forma isolada no Acre, oeste do Amazonas, Roraima e leste do Amapá, mas sem grandes acumulados. Em Rondônia, sudeste do Amazonas, Pará e Tocantins, o tempo seco predomina, com baixa umidade e risco de incêndios.
Fonte: Climatempo