Auditores Fiscais Federais Agropecuários acompanham embarque de 20 mil bovinos para exportação desde o fim de semana
Animais ficaram quarentenados nos estabelecimentos para realização de exames laboratoriais de exigência do país exportador
De acordo com informações da Assessoria, Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) acompanham desde o último sábado (28), no Porto de Rio Grande, RS, o embarque de 20 mil bovinos destinados à Jordânia. O carregamento supera os anteriores pela quantidade de animais oriundos de dois estabelecimentos de pré-embarque (EPE). O embarque do primeiro grupo de bovinos será finalizado nesta segunda-feira (30) e a previsão de término para a quarta-feira (1).
"A atuação dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários é essencial para manter a agropecuária em posição de destaque no cenário nacional em um momento de crise, como o atual”, conta a Affa responsável pela exportação de bovinos no Serviço de Fiscalização de Insumos Agropecuários e Saúde Animal (Sisa) da Divisão de Defesa Agropecuária do RS, Soraya Elias Marredo. “Asseguramos, assim, o abastecimento interno e certificamos as exportações, condição para atender a diferentes mercados importadores”, continua.
Não havendo nenhuma situação excepcional, a operação é prevista para durar entre 50 e 60 horas, devido à intensa movimentação de caminhões exigida para o carregamento entre os EPEs e o porto.
Até o transporte, os animais ficaram quarentenados nos estabelecimentos para a realização de exames laboratoriais de exigência do país exportador, a Jordânia, cumprindo o acordo do certificado sanitário entre os dois países. Todas as atividades executadas são auditadas pelo Sisa/RS, que atua em parceria com o serviço veterinário oficial do estado durante a quarentena dos bovinos. Após a retirada dos animais desclassificados, os dois lotes foram considerados aptos à exportação e foi iniciado o carregamento destinado ao Porto de Rio Grande.
Com informações Assessoria