Baixos índices de água no solo afetam desenvolvimento das lavouras
Tempo seco e umidade relativa do ar tendem a ficar baixos no Centro-Oeste
A quarta-feira (5) começa com alerta para os produtores rurais devido os baixos índices de umidade em solo e no ar. No Centro-Oeste, por exemplo, será mais um dia de céu claro e ensolarado, ocasionando doenças respiratórias. Em Rondonópolis (MT) os índices de umidade do ar ficam em apenas 13%, situação de alto risco.
No Sul do país, uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul, provocando pancadas de chuva rápidas e sem grande intensidade. Na maior parte da região Sul o tempo fica firme.
A região Sudeste segue sem chuva nesta quarta, em função da massa de ar seco que impede a formação de novas instabilidades. Com a falta de chuva o ar fica mais seco, e em Uberlândia a umidade relativa do ar pode chegar em apenas 29%.
Para o Nordeste só há previsão de chuva nas áreas costeiras e sem grandes acumulados. Já nas outras localidades o tempo firme deve predominar.
No Norte a chuva segue se espalhando, com destaque para o noroeste do Amazonas, Amapá e nordeste do Pará, com volumes entre 15 a 20 milímetros. Condição bem contrária vive o Tocantins, onde não chove a dias e a umidade pode cair para 24%.
Com informações da X Weather Meteorologia
*Com supervisão de Débora Oliveira, jornalista.
Foto: Pixabay