Banana e outras três frutas registram alta de preços em julho
Análise realizada pela Conab teve seus resultados divulgados nesta semana
No mês de julho, dentre as frutas analisadas pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a banana, a maçã, o mamão e a melancia tiveram um comportamento de alta nos preços. Já o valor da laranja ficou praticamente estável na maioria dos mercados.
De acordo com os dados do 8º Boletim Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro), o aumento da banana ocorreu por conta da menor produção, tanto da nanica quanto da prata, com tendência não uniforme de comercialização no atacado a depender do período no mês, da situação de demanda local e da proximidade com os centros produtores. Outra situação observada pelo levantamento está relacionada às exportações da fruta, que caíram devido a menor produção e da concorrência com outros países.
O mamão apresentou elevação das cotações e queda na quantidade comercializada. O movimento é semelhante ao mês anterior, porém com menor tendência de alta nas últimas semanas em razão do aumento das temperaturas. A menor produção em 2022 resultou na permanência das exportações em níveis mais baixos em relação a 2021.
A maçã registrou ligeira queda na comercialização, porém, também houve queda dos estoques nas câmaras frias, o que provocou maior controle da oferta e preços mais elevados. A rentabilidade da cultura continua positiva e as importações devem permanecer em alta por causa da baixa oferta nacional.
A queda na comercialização da melancia gerou aumento dos preços, mas favoreceu a rentabilidade para os produtores. A colheita começou a se expandir no fim do mês no Tocantins e o plantio já começou no sul baiano. Mesmo com o período de intervalo nas exportações, os números seguem positivos no ano.
Levantamento
Os dados estatísticos do Boletim Prohort da Conab são levantados nas Centrais de Abastecimento localizadas em São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Brasília/DF, Recife/PE, Fortaleza/CE e Rio Branco/AC que, em conjunto, comercializam grande parte dos hortigranjeiros consumidos pela população brasileira. A íntegra do 8º Boletim Prohort pode ser acessada no Portal da Conab.
Com informações da Conab
Foto de capa: Ronaldo Rosa/Embrapa