Boi: governo do Rio Grande do Sul lança projeto-piloto para rastreio de gado

Os produtores interessados em participar do teste deverão preencher um formulário de adesão no portal da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul (Seapi)

13/11/2025 às 08:48 atualizado por Equipe AE - Estadão
Siga-nos no Google News

São Paulo 13 - O governo do Rio Grande do Sul iniciou nesta semana a implementação do projeto-piloto para rastreamento individual de bovinos e bubalinos no Estado. Segundo a pasta, a previsão é a de que os testes do novo sistema sejam concluídos até maio de 2026. "É uma chancela de origem e confiabilidade que o produto gaúcho passa a oferecer ao aderir à rastreabilidade", afirmou em nota a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Rosane Collares.

Os produtores interessados em participar do teste deverão preencher um formulário de adesão no portal da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul (Seapi). A pasta vai fornecer os dispositivos de rastreio, como brincos e botons eletrônicos, além de orientação técnica e acompanhamento profissional. Segundo o governo, o projeto é uma iniciativa que qualifica a produção para o mercado internacional.