Brasil conhece seus novos campeões de Barista, Latte Art e Coffee in Good Spirits

Realizados pela BSCA, os Campeonatos Brasileiros de Barismo tiveram, neste ano, a Semana Internacional do Café como anfitriã

12/11/2025 às 09:48 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

O Brasil conheceu seus novos campeões em três categorias dos Campeonatos Brasileiros de Barismo. Após três dias de disputa técnica e acirrada, com a participação de dezenas de profissionais experientes, Daniel Vaz, do Rio de Janeiro (RJ), sagrou-se bicampeão nacional de Barista; Eduardo Olímpio, de São Paulo (SP), levantou pela terceira vez o título do torneio de Latte Art; e Leonardo Oliva, de Curitiba (PR), alcançou seu segundo título na competição de Coffee in Good Spirits (CIGS). As três competições foram realizadas pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), de 5 a 7 de novembro, na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).

“É gratificante notar o crescente interesse pelos campeonatos a cada ano, contando com novos personagens, bastante preparados, e a participação de profissionais experientes. Isso revela que trilhamos o caminho certo, com as competições e nossos cursos, no incentivo aos baristas brasileiros, que, ano após ano, elevam o nível técnico e especializado. Dessa maneira, conseguimos promover o setor de cafés especiais de forma integrada, valorizando a origem do nosso produto junto com o talento desses profissionais que extraem o melhor que esses cafés possuem na entrega ao consumidor”, comenta Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE BARISTA

Para chegar ao bicampeonato na competição mais antiga e tradicional de barismo do Brasil, Daniel Vaz, que é barista da Coffee Five, superou 15 competidores nos 15 minutos que teve para preparar quatro espressos, quatro bebidas com leite vaporizado e quatro drinques de assinatura, recebendo a maior nota dos juízes na avaliação de critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso.

Com o título, ele será o embaixador dos cafés especiais do Brasil no World Barista Championship, que ocorrerá em outubro de 2026, no Panamá. Além de Daniel, completaram o pódio da competição o segundo colocado Gabriel Neiva, da Lucca Cafés Especiais, de Curitiba (PR); e Israela Gonçalves, do Waku Sese, de Manaus (AM).

CAMPEONATO BRASILEIRO DE LATTE ART

Nessa modalidade, cada competidor deve realizar dois pares de desenhos com leite e café, utilizando diferentes técnicas, com base em desenhos previamente apresentados pelos baristas aos juízes técnicos e visuais. Para chegar a seu tricampeonato, Eduardo Olímpio, que é barista do Naveia, superou 16 competidores em seus oito minutos de prova, quando apresentou as artes nas xícaras e obteve a melhor avaliação.

A segunda colocação foi ocupada por Tiaguinho Rocha, também do Naveia, da capital paranaense, e Gabriel Zanotelli, o “Jabs”, da Baden Torrefação, de Porto Alegre (RS). Com o título, Olímpio será o representante dos cafés especiais do Brasil no campeonato mundial da categoria, que ocorrerá em abril de 2026, nos Estados Unidos.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE CIGS

Na competição que avaliou as habilidades de mixologista dos baristas, Léo Oliva, profissional do Mykola Lab Bar, de Curitiba, superou oito competidores ao ter a melhor performance na apresentação, em 10 minutos, de receitas de drinques alcoólicos, quentes e frios, tendo como base o café.

O campeão irá à Bélgica, em junho de 2026, representar o Brasil no Campeonato Mundial de Coffee in Good Spirits. Completando o pódio da competição, aparecem, respectivamente, Gustavo Leão, do Café Porto Farrô, de Porto Alegre, e Gabriel Guimarães, da Unique Cafés, de São Lourenço (MG).

APOIO, PATROCÍNIO E EQUIPAMENTOS

Realizados pela BSCA, os Campeonatos Brasileiros de Barismo tiveram, neste ano, a Semana Internacional do Café como anfitriã. Na competição de Barista, o equipamento oficial foi da empresa Brasitália, o leite oficial foi fornecido pela Nude, o serviço técnico da Oficina do Espresso, além de apoio da Bunn e Achega.

Já os Campeonatos Brasileiros de Latte Art e Coffee in Good Spirits tiveram o café oficial fornecido pela Brasitália e o leite da competição foi oferta da Nude. Os equipamentos oficiais foram de Impomac, Fiamma e Bunn, a xícara da Origami, o serviço técnico ficou por conta da Oficina do Espresso e o apoio da Achega.

As três competições realizadas na SIC 2025 são sancionadas pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC), os campeonatos mundiais de barismo, e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Como National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões nacionais para a fase final dos certames globais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers (preparo de café); (iv) Coffee in Good Spirits (café associado a bebidas alcoólicas); (v) Cup Tasters (degustadores de café); (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco).

Fonte: BSCA