Campanha de prevenção e combate a incêndios da Aprosoja MT leva conscientização e segurança ao campo
A iniciativa inclui a elaboração de materiais informativos e orientativos para evitar prejuízos ambientais e econômicos aos produtores do estado
A Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) está ao lado dos agricultores em todos os momentos, principalmente quando o assunto é cuidar da natureza e das suas propriedades. Pensando nisso, durante todo o ano, a entidade realiza ações de prevenção e combate a incêndios florestais, em especial no período da estiagem, por meio de campanhas.
A iniciativa inclui a elaboração de cartilha orientativas, a realização de workshops e palestras, além da produção de materiais informativos impressos e digitais, que são distribuídos nos núcleos da Aprosoja MT e nos canais de comunicação da entidade. Esses materiais orientam sobre como agir em casos de incêndios florestais, boas práticas relacionadas à prevenção de incêndios no campo, canais de emergência com as autoridades e o poder público, evitando, assim, prejuízos ambientais e econômicos.
Os incêndios trazem muitos prejuízos, mas, para os produtores, causa mais do que danos financeiros, quando destrói construções ou equipamentos. Eles afetam também a qualidade do solo, como explica o vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier.
"O fogo queima toda a palhada, toda a matéria orgânica, que é algo que o produtor rural demora anos para construir, além de matar toda a microbiota do solo, fazendo com que a produção e a produtividade da área sejam impactadas diretamente no ano subsequente. Então, sabemos que o produtor não quer fogo nem perto da sua propriedade, e, para isso, estamos trabalhando em conjunto com eles para minimizar esse problema", completa Bier.
Durante todo o ano, os produtores se esforçam para evitar que os incêndios alcancem suas propriedades, tanto no combate ao fogo quanto na prevenção, construindo e mantendo os aceiros limpos, visando evitar tanto o surgimento quanto a propagação do fogo. Para isso, a Aprosoja MT conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) e de outras instituições para levar informações claras e úteis, alertando sobre a importância de redobrar os cuidados na prevenção de incêndios, principalmente durante o período da seca.
Participando ativamente do Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), a Aprosoja MT leva as demandas do setor produtivo para discussão referente a ações de prevenção, preparação, monitoramento, controle, resposta rápida e responsabilização aos incêndios florestais em Mato Grosso. A entidade também ajuda a manter o Instituto Ação Verde, que, em março de 2025, realizou a entrega de equipamentos de combate ao fogo ao CBM-MT.
O comandante-geral do CBM-MT, coronel Gledson Bezerra, em sua apresentação durante o lançamento do Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e aos Incêndios Florestais para o ano de 2025, promovido pelo Governo do Estado de MT, destacou que os incêndios não têm origem nas propriedades rurais, visto que 27,7% dos eventos de fogo registrados em 2024 ocorreram em Terras Indígenas.
"As áreas de conservação, como Terras Indígenas, assentamentos e Reservas Particulares do Patrimônio Natural, são as que realmente apresentam problemas com incêndios. Não é a propriedade rural regularizada, nem o empreendedor que opera legalmente que causa esses incidentes. Sempre destacamos isso ao comunicar, pois mais de 50% das áreas do estado são propriedades rurais regulamentadas e produtivas, e essas pessoas não são responsáveis pelas queimadas", complementa o coronel.
As ações da Aprosoja MT colaboram com a redução dos incêndios florestais, ampliando o alcance das informações e contribuindo significativamente para a redução dos incidentes com fogo nas propriedades rurais do estado.
Fonte:Aprosoja MT