Carne de MT conquista destaque e paladares na maior feira de importação da China

Durante seis dias de feira, mais de 6 mil pessoas experimentaram a carne bovina mato-grossense em degustações realizadas pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac)

11/11/2025 às 11:41 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

A carne de Mato Grosso foi uma das grandes atrações da China International Import Expo (CIIE), a maior feira de importação do mundo, realizada entre os dias 5 e 10 de novembro, em Xangai. O evento reuniu empresas e governos de diversos países que apresentaram seus produtos e tecnologias ao maior mercado consumidor do planeta.

Durante seis dias de feira, mais de 6 mil pessoas experimentaram a carne bovina mato-grossense em degustações realizadas pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac). Ao todo, foram servidos 300 quilos de maminha e ancho, cortes que representam a qualidade, o sabor e a suculência da proteína produzida no estado.

Segundo o presidente do Imac, Caio Penido, participar da CIIE reforça o compromisso de Mato Grosso em ampliar o acesso aos mercados internacionais e fortalecer a imagem da carne brasileira como sustentável e de alta qualidade.

“O Imac participa desde a primeira edição da CIEE e este é o terceiro ano que estamos com o nosso estande, servindo a carne de Mato Grosso e mostrando o que temos de melhor para o nosso maior mercado. Hoje, cerca de 50% de toda a carne bovina exportada por Mato Grosso tem como destino a China, então é fundamental estarmos presentes em eventos como este”, destacou Penido.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, enfatizou o potencial de expansão das exportações mato-grossenses. “Isso aqui é um pouco do que é Mato Grosso. Só neste ano, o estado passou a exportar carne para sete novos mercados internacionais. Já fizemos muito, mas ainda há muito por conquistar — e vamos seguir avançando juntos”.

CIIE: a vitrine do mundo

Criada pelo presidente chinês Xi Jinping e com a primeira edição em 2018, a China International Import Expo (CIIE) é uma iniciativa do governo da China para estimular a liberalização do comércio e abrir o mercado chinês ao mundo. Realizada anualmente em Xangai, a feira é considerada uma das principais vitrines internacionais para produtos de alta qualidade e inovação.

Na edição de 2025, o evento reuniu cerca de 150 mil visitantes, entre empresas, compradores e autoridades de mais de 100 países. A participação do Imac reforçou a presença do Brasil e de Mato Grosso na pauta global da proteína animal, mostrando que o estado é referência em rastreabilidade, sustentabilidade e produção responsável.

Foto: GT Comunicação