Cenários opostos do melão marcam o fim do 2025 no ES, BA e MG
Menor qualidade no ES e no Sul da BA poderá garantir melhores preços em MG e no Oeste da BA
O cenário de oferta nas principais praças produtoras de mamão formosa poderá ser distinto ao final de 2025. Segundo colaboradores consultados pelo Hortifrúti/Cepea, as lavouras do Norte do Espírito Santo deverão registrar uma menor oferta da fruta ao longo dos próximos dois meses, reflexo de problemas gerados sobretudo pelo menor rendimentos das áreas e problemas fitossanitários.
Além disso, casos de problemas envolvendo ácaro rajado tem gerado desfolha dos mamoeiros o que tem resultado em maiores problemas de qualidade das frutas, principalmente com aumento dos casos de mancha fisiológica, já que frutas passam a ser impactadas diretamente pela luminosidade e pelas temperaturas mais altas.
Assim, com o cenário de menor oferta e problemas de qualidade, os preços na região podem recuar. Por outro lado, praças como o Oeste da Bahia e Norte de Minas Gerais, que não foram tão impactadas pelas questões fitossanitárias poderão ser favorecidas, já que deverão ofertar frutas de melhor qualidade ao longo dos próximos meses. Deste modo, cotações poderão ser mais atrativas nestas regiões em comparação com a praça capixaba, como já registrado nesta semana (20 a 24/10), onde os preços médios de ambas as regiões ficaram cerca de 50% acima do registrado no Norte do ES, favorecendo assim as margens dos mamocultores.
Fonte: hfbrasil.org.br



