Chuva aumenta sobre o país na segunda quinzena de outubro favorecendo para recuperação hídrica do solo

Área de baixa pressão atmosférica volta a trazer instabilidades no sul com até 60 milímetros

15/10/2025 às 00:03 atualizado por Polyana Vera - SBA
Siga-nos no Google News

Nesta quarta-feira (15) uma área de baixa pressão atmosférica volta a trazer instabilidades com mais intensidade para o Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, o dia começa com sol e calor, mas a partir da tarde as pancadas de chuva retornam, especialmente nas regiões oeste, noroeste, missões e campanha. Já em Santa Catarina e no Paraná, o tempo segue firme e ensolarado, com temperaturas em elevação.

No Sudeste, a frente fria se afasta, mas a umidade ainda provoca chuvas entre o Espírito Santo, Rio de Janeiro e zona da mata mineira, com risco de pancadas fortes e raios. Em São Paulo, o sol volta a predominar e o calor retorna, com máximas próximas dos 30 °C. Centro-Oeste, as instabilidades segue em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com chuvas irregulares, porém fortes em alguns pontos.

No Nordeste, os ventos úmidos do oceano favorecem para chuva fraca no litoral, entre Bahia, Alagoas e Pernambuco, enquanto o interior segue quente e seco, com umidade crítica no sertão. E no Norte, os temporais devem seguir predominando entre Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e sul do Pará, enquanto Tocantins tem chuva irregular e o Amapá permanece com tempo firme e abafado.

É importante ressaltar que o produtor rural deve ficar atento ao excesso de água no solo já que dificulta o manejo dos animais e a boa qualidade das pastagens, além de impactar diretamente nas lavouras que estão em desenvolvimento.