Chuva ganha intensidade em estados do Centro-Oeste
Índices de água no solo devem continuar a subir com a chegada de mais chuva na região
AgroClima
A previsão do tempo indica que uma frente fria avança e continua causando temporais em áreas produtoras do país nos próximos dias.
No Centro-Oeste, as chuvas intensas ganham força em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, e seguem fortes também na metade leste de Mato Grosso do Sul. No oeste e sul do estado, o tempo segue firme.
Com a chuva prevista para os próximos dias no Centro-Oeste, os índices de água no solo, que estão elevados, devem permanecer altos durante o plantio da soja e também no início do plantio do algodão.
As pancadas de chuva seguem ocorrendo na região Norte. Os volumes mais altos ficam concentrados no Acre, Rondônia e sul do Amazonas. A chuva perde força na próxima semana, mas não seca em nenhum estado.
A chuva deve ganhar intensidade na virada do mês em Roraima, Pará e Tocantins, podendo acumular mais de 50 milímetros em áreas de pastagens destes estados.
No Sudeste, os temporais aumentam na região com ventos e granizo. O tempo fica fechado, com chuva a qualquer hora do dia entre o sul de São Paulo, oeste do Rio de Janeiro e triângulo mineiro.
A partir da próxima semana, a chuva enfraquece em boa parte da região, mas não para. Há risco para volumes expressivos – próximos de 100 milímetros - em áreas do centro-norte mineiro.
Na região Sul do país, o tempo segue firme em todo o Rio Grande do Sul, oeste e sudeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, por conta de uma massa de ar mais seca. O frio fica mais na metade leste da região Sul do país.
Na região Nordeste, as pancadas de chuva predominam em todo o leste da região e de maneira mais forte no oeste da Bahia e no Maranhão. Em todo o oeste e partes do sul do Piauí, as pancadas são mais isoladas e passageiras, mas vem com raios e ventos. O tempo fica firme do centro da Bahia ao litoral do Ceará.
Confira mais informações no programa AgroClima.
Foto de capa: Clima Ao Vivo