Chuva retorna e instabilidades ganham força em várias regiões do Brasil neste sábado
Áreas de baixa pressão e o calor úmido favorecem a formação de temporais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
.jpg)
No Sul, a formação de uma área de baixa pressão reforça as chuvas, principalmente no Paraná e em parte de Santa Catarina. Entre o noroeste, norte e centro do Paraná, há risco de chuva forte e temporais isolados, com raios e rajadas de vento. Já no oeste catarinense e no extremo sul paranaense, o tempo fica mais aberto, com sol entre nuvens e sensação de abafamento. No Rio Grande do Sul, a chuva deve ocorrer apenas de forma isolada em pontos próximos à costa, enquanto o interior terá sol e calor ao longo da tarde.
No Sudeste, o cenário também é de instabilidade. A combinação entre a baixa pressão, um cavado atmosférico e o calor úmido vindo da Amazônia estimula a formação de nuvens carregadas. Logo pela manhã, a chuva se intensifica no interior de São Paulo e se espalha à tarde por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há risco de temporais em São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas. No Rio e no Espírito Santo, as pancadas devem ocorrer entre a tarde e a noite, acompanhadas de raios e trovoadas.
No Centro-Oeste, a instabilidade segue predominando. A baixa pressão e o cavado atmosférico continuam alimentando a formação de nuvens de tempestade desde cedo, principalmente sobre o Mato Grosso do Sul. Durante a tarde, as pancadas se espalham por Mato Grosso, Goiás e chegam ao Distrito Federal, podendo ser fortes e acompanhadas de ventos e descargas elétricas.
No Nordeste, há previsão de chuva forte com raios no sul do Maranhão e do Piauí, enquanto o litoral deve ter apenas pancadas fracas e passageiras. No interior, o tempo segue seco e quente, com baixa umidade. Já no Norte, a chuva ganha força no Tocantins, com risco de temporais, e também atinge Amazonas e Roraima. Nos demais estados, o sol predomina, com chuva rápida e calor durante o dia.



