Chuvas beneficiam finalização do plantio da soja no Rio Grande do Sul
Plantio atinge 95% da área total estimada no estado
Agricultura
Chuvas da última semana oportunizaram a finalização do plantio da soja no Rio Grande do Sul. Entre as lavouras implantadas, 3% já estão em enchimento de grãos, 28% em floração e 69% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo. O plantio atinge 95% da área total estimada no estado.
Na região de Porto Alegre, a cultura apresenta desenvolvimento lento em função da irregularidade das chuvas. Produtores replantaram lavouras em alguns municípios devido à estiagem.
Na de Soledade, a distribuição das chuvas ocorridas foi irregular; porém, em parte da região onde a semeadura estava atrasada, os acumulados de chuva foram maiores e a semeadura da soja está sendo finalizada.
A colheita do milho avançou para 20% das áreas no estado, outros 28% estão em maturação, 25% em enchimento de grãos, 10% em floração e 17% em germinação e desenvolvimento vegetativo. Assim como a soja, também falta apenas 5% para conclusão do plantio da área total estimada.
Praticamente 100% do arroz cultivado no RS é irrigado. Lavouras com bom aporte de água apresentam bom desenvolvimento, favorecidas pela alta insolação. A redução das reservas de água em alguns locais preocupa produtores. O plantio está praticamente finalizado (99% da área total estimada). Do total implantado, 4% das áreas estão em enchimento de grãos, outros 22% em floração e 74% em germinação e desenvolvimento vegetativo.
Informações por Secretaria de Agricultura do RS
Foto de capa: Pixabay