Chuvas retornam com força e afetam lavouras de soja, milho e trigo no Brasil
Precipitação intensa no Centro-Oeste e Sul dificultam para o avanço dos trabalhos em campo
Nesta quarta-feira (5) uma nova área de baixa pressão vai favorecer para tempo nebuloso e chuva forte em algumas regiões, sobretudo, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo serão as regiões mais afetadas, onde a chuva pode ser forte e não se descartam temporais localizados, podendo atrapalhar os trabalhos em campo. Ao longo do dia a frente fria vai se afastando para o oceano, mas ainda consegue trazer as instabilidades entre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país, que junto com o calor provocam temporais.
Entre o oeste da Bahia e o Tocantins, as pancadas serão de moderadas a forte intensidade, enquanto no agreste nordestino, o ar seco mantém o dia ensolarado e com baixa umidade relativa do ar. No Rio Grande do Sul, o sol predomina no interior, favorecendo para os trabalhos em campo. E na retaguarda da frente fria, uma massa de ar frio se aproxima do estado gaúcho e as temperaturas ficam mais amenas na região da campanha, porém sem risco para a formação de geada.
E as chuvas recorrentes e bem distribuídas dos ultimos dias favoreceram para recuperação das pastagens em praticamente todas as regiões do estado do Paraná, melhorando dessa forma, a oferta de forragem e o manejo animal. O setor de gado de corte demonstra otimismo com a aproximação do final do ano e a expectativa de maior demanda de carne. Inclusive, em diversas áreas, as condições de campo já estão ideais para o pastejo e a rebrota.Essas sao informações divulgadas no último boletim do Departamento de Economia Rural do estado.



