Ciclone extratropical provoca temporais no Sudeste
Chuvas devem resultar em altos acumulados no Distrito Federal e nos estados de Mato Grosso e Goiás

Um ciclone extratropical se forma na costa do Sudeste nesta terça-feira (19) e deve causar temporais no leste e litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e na metade leste de Minas Gerais, com alto risco para danos, principalmente no estado mineiro.
No Sul, as instabilidades provocam pancadas de chuva sobre o Paraná, Santa Catarina e nas áreas norte, sul e leste do Rio Grande do Sul. Nos três estados há temporais com granizo e os volumes mais altos devem ser registrados no leste do Paraná. O interior do Rio Grande do Sul terá tempo firme e calor. Já no centro leste do Paraná e do estado gaúcho as temperaturas serão baixas.
Grande volume de chuva também deve ser observado em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Já em Mato Grosso do Sul, se chover será de forma isolada, de moderada a forte intensidade.
O tempo fica aberto do sudeste ao norte da Bahia e do oeste de Sergipe ao sul do Ceará e sudeste do Rio Grande do Norte. Pancadas de chuva também estão previstas no oeste, sul e litoral baiano e do Maranhão até o norte e leste do Rio Grande do Norte, bem como no leste da Paraíba, Pernambuco e de Sergipe. Chove forte com acumulados altos no oeste da Bahia e extremo sul do Maranhão e Piauí.
Na região Norte, chove forte com acumulados altos no Amapá, Rondônia, Amazonas, sul do Acre, do Pará e do Tocantins, o que favorece o aumento do nível dos rios e, com isso, há possibilidade de transtornos.
Com informações da Climatempo
*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista