Colheita de soja está praticamente encerrada em MS
Área colhida conforme a estimativa do Siga MS foi de 3,491 milhões de hectares

Sistema CNA Senar
A colheita da safra de soja chegou a 98,9% segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado do Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). A área colhida, conforme a estimativa do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), foi de 3,491 milhões de hectares. As colheitas foram quase encerradas e se referem ao plantio de dezembro.
A área plantada de soja, obteve resultado menor que o previsto, ficando em 3,529 milhões de hectares. Isso representou um aumento de 4,13% quando comparado a safra 19/20, mantendo o histórico de crescimento desde as safras 13/14.
O plantio de milho 2ª safra, alcança 99,2% da área dedicada ao cultivo, e mesmo com risco climático, alguns produtores ainda desejam continuar semeando. Estima-se que até o momento, houve um aumento de área plantada de aproximadamente 5,7% . Após o encerramento do plantio, será efetuado um novo estudo para apurar a efetividade.
O presidente da Aprosoja MS, André Dobashi afirmou que mesmo com a safra quase encerrada, ainda faltam dados a serem processados. Esse atraso deve-se às limitações impostas devido ao aumento dos casos do Covid-19 no estado.
O secretário de estado Jaime Verruck disse que enquanto aguardam a finalização da safra de soja, o que preocupa é o milho, que foi plantado fora do zoneamento, e também, durante as semanas a atenção se volta para o período de estiagem, onde em alguns pontos já foram registradas chuvas, em outros não.
Com informações Semagro MS