Conab fortalece segurança alimentar com lançamento do PAA em São Gonçalo do Amarante e apoio a povos indígenas
Ação marca o início das atividades do Programa de Aquisição de Alimentos no município potiguar e destaca a participação da Conab em assembleia voltada ao fortalecimento dos direitos indígenas
Nesta quarta-feira, 7, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participará da Assembleia de Mulheres Indígenas do Rio Grande do Norte, que ocorrerá em Ceará Mirim, a cerca de 34 km de Natal, a partir das 8h. A Conab integrará a Mesa 1, que abordará temas como demarcação de terras, meio ambiente e etnodesenvolvimento.
O evento, organizado por lideranças indígenas e entidades como a APOINME (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo), visa fortalecer o movimento indígena feminino no estado. A assembleia será um espaço para discutir direitos, políticas públicas e valorização cultural, com foco na luta pela demarcação de terras e acesso a serviços de saúde e educação.
Além da participação na assembleia, a Conab lançou nesta semana o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e acompanhou a primeira entrega de alimentos da Cooperativa dos Produtores Rurais de São Gonçalo do Amarante (GUANCOOP). A entrega ocorreu no Ginásio Poliesportivo da Serrada, em São Gonçalo do Amarante (RN), no período da tarde.
O projeto, com investimento de aproximadamente R$ 240 mil, será executado em seis meses e prevê a entrega de frutas e hortaliças, como abacaxi, banana, goiaba, mamão, melancia, melão, abóbora, batata doce, coentro, pimentão e alface. Cada entrega totalizará cerca de 4.000 kg de produtos, beneficiando 250 famílias por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
Informações: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)