Conacarne 2025 reúne especialistas da cadeia da carne bovina em Belo Horizonte/MG

A abertura do encontro, na quinta (18), contará com a presença dos presidentes da CNA, João Martins, da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion

18/09/2025 às 09:22 atualizado por Karine Pegoraro - SBA
Siga-nos no Google News

Belo Horizonte, Minas Gerais, sedia hoje e amanhã (18 e 19/9), o Congresso Nacional da Carne, o Conacarne. Promovido pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o evento debate por dois dias, o futuro da carne bovina brasileira e as estratégias que estão mudando o mercado no Brasil e no mundo.

A abertura do encontro, na quinta (18), contará com a presença dos presidentes da CNA, João Martins, da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, da vice-presidente da FPA, senadora Tereza Cristina, e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

“Tendências para o consumo de carne bovina no mundo” é o tema do primeiro painel do dia, que terá a mediação da diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori. Os palestrantes são o diretor da Al Tayeb Meat, Riyadh Jabbar, o gerente de acesso à mercados do Instituto Nacional da Carne do Uruguai (INAC), Álvaro Pereira Ramela, e o diretor global de Compras da Norvida Suécia, Oskar Hjertsäll.

O segundo painel traz para o debate “A Carne que os Frigoríficos Buscam: Qualidade, Padrões e Oportunidades”. Os painelistas são o COO da Minerva Foods, Leandro Ferreira Protzen, o diretor de Exportações da Marfrig Global Foods, Alisson Navarro, e o gerente executivo de Originação de Bovinos na Friboi, Thiago Bessa. A moderação será feita pelo professor da UFR-MT e fundador da REDSOF, Ângelo Polizel.

À tarde, a discussão gira em torno da carne do futuro. A presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Stéphanie Ferreira, será a mediadora do debate com o gerente de fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, o coordenador do Programa Embrapa Geneplus, Maury Dorta, e o professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Sérgio Pflanzer.

O quarto e último painel do dia traz as inspirações do campo na produção de carne com qualidade. O moderador será Antônio Pitangui de Salvo e os palestrantes Rodrigo Canabrava (Fazenda Villa Canabrava), Fábio Souza de Almeida Filho (Nelore Golias), Antônio Ricardo Sechis (Beef Passion) e José Leandro Peres (Programa Angus da JP Agropecuária).

Na sexta (19), o primeiro painel do dia tem como tema o futuro do mercado do boi. Integram o debate o especialista em mercado da MBAgro, Alexandre Mendonça de Barros, e o editor e fundador da Carta Pecuária, Rogério Goulart. A jornalista do Portal DBO, Juliana Camargo, conduz as discussões.

O sexto debate do encontro vai reunir o fundador Açougue deBetti Dry Aged & Carnes Especiais, Rogério Betti, o chef criador do Festival Churrascada, Gustavo Bottino, a chef especialista em carnes e churrasco, Júlia Carvalho, e a chef assadora e colunista da Folha de São Paulo, Larissa Morales. O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, será o moderador.

A última palestra do Conacarne será conduzida pelo consultor e especialista em cortes de carne, Marcelo Bolinha. Ele falará sobre desossa e cortes nobres. A programação completa está disponível no site.

 

Serviço

Congresso Nacional da Carne (Conacarne)
Data: 18 e 19 de setembro
Horário: às 8h00
Local: Expominas – Belo Horizonte (MG)

 

Informações: Assessoria de Comunicação CNA