Consulta pública recebe 576 contribuições para o Plano Nacional de Desenvolvimento de Bioeconomia
Biomassa e bioindústria foram os assuntos que mais mobilizaram os participantes
A Comissão Nacional de Bioeconomia (CNBio) compartilhou, nesta terça-feira (21/10), os resultados da consulta pública para elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento de Bioeconomia (PNDBio), finalizada em 4 de outubro. No total, foram 576 contribuições registradas pela plataforma Brasil Participativo, das quais 397 concentraram-se no tema de biomassa e bioindústria.
Os diálogos regionais sobre a consulta, realizados em Salvador, São Paulo, Florianópolis e Manaus, contribuíram para um maior engajamento, sendo responsáveis por 61 contribuições coletivas.
Foram recebidas contribuições coletivas e individuais da sociedade, do setor produtivo, da academia e do setor público, que contribuíram para o aprimoramento do PNDBio. Do total das contribuições recebidas, 95 serão aproveitadas na construção do plano e outras 120 estão em consideração para a fase de implementação.
O PNDBio é fruto de um esforço conjunto entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima (MMA), Ministério da Fazenda e demais participantes da CNBio, com o objetivo de promover a bioeconomia no Brasil como estratégia do desenvolvimento econômico, social e ambiental inclusivo, baseado no uso sustentável da biodiversidade nativa e valorização de comunidades tradicionais.
O PNDBio deve ser lançado até a COP 30, em Belém.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços



