Cotação do garrote na Bahia registra maior preço desde 1998
Patamar estabelece novo recorde de série histórica
Pecuária
De acordo com análise da Scot Consultoria, na Bahia houve crescimento da demanda por categorias mais eradas para giro rápido. Frente ao mês anterior, a maior valorização foi do garrote anelorado, com registro de 22,8%. Atualmente, a cotação está em R$ 2,1 mil, o que representa maior preço nominal da série, iniciada em setembro de 1998.
O garrote foi seguido pelo boi magro, com alta de 20,2% no mesmo período e está cotado, atualmente, em R$ 2,5 mil. Nas categorias mais jovens, o crescimento nos últimos trinta dias foi de 14,1%, considerando a média do bezerro de ano e de desmama anelorados.
Com as cotações mais elevadas, na média de todas as categorias, a relação de troca teve queda de 8,0% no último mês. Em outubro passado, com a venda de um boi gordo de 18@ comprava-se 1,67 garrote, o que no presente cenário equivale-se a 1,47. Esta diferença representa piora de 11,9% no poder de compra do recriador/invernista.
De acordo com a entidade, com a oferta insuficiente para atender a demanda, associada aos preços firmes da arroba do boi gordo, a expectativa é que o mercado de reposição continue firme nas próximas semanas.
Com informações da Scot Consultoria
*Texto supervisionado por Douglas Ferreira