Cotações da cenoura registram queda em junho

Principais regiões produtoras tiveram queda de 8% no preço do produto

30/06/2022 às 16:38 atualizado por Daniel Catuver - SBA
Siga-nos no Google News

Junho foi marcado como mais um mês de queda nas cotações da cenoura. De acordo com informações do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), divulgadas nesta quinta-feira (30), em São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), consideradas as principais regiões produtoras, a caixa de 29 quilos da cenoura “suja” foi vendida na média de R$ 34,76 até o dia 24. O valor corresponde a um recuo de 8% em comparação a maio.

Diferente dos meses anteriores, em junho, não foi o aumento da oferta que pressionou os valores, uma vez que a disponibilidade foi controlada por uma janela na colheita, reflexo das fortes chuvas no primeiro trimestre em MG. Com a oferta controlada, as desvalorizações ocasionadas pela dificuldade de escoamento não foram tão expressivas, e, apesar da redução dos preços e do aumento dos custos, a rentabilidade do produtor continua positiva.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a colheita das variedades de inverno já começou em ambas as praças e com registros de boa produção e qualidade. A expectativa é de nova queda nos preços já que, com a colheita das variedades de inverno, a oferta pode aumentar.

Com informações do Cepea

Foto de capa: Henrique Carvalho/Embrapa