Criar Nelore com Brangus não limpa a pastagem dos carrapatos

95% destes parasitas estão nas pastagens

Controle de carrapatos
13/05/2020 às 08:44 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA
Siga-nos no Google News

Muitos produtores e técnicos acreditam que criar nelore com brangus limpa a pastagem dos carrapatos. Pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, fizeram estudos sobre o tema e acompanharam animais de recria na mesma proporção nelore e brangus, em região de cerrado.

Para o pesquisador Renato Andreotti é sempre importante lembrar que quando o assunto é controle de carrapato é preciso pensar que o que funciona bem nos dias atuais é o controle estratégico, que significa controlar a população de carrapatos no sistema, no campo e nos animais ao mesmo tempo. Lembrando que 95% destes parasitas estão nas pastagens.

Os estudos revelaram em seis meses, que os animais da raça  nelore tem uma média de 15 carrapatos, enquanto os da raça brangus, tem em média de 105 carrapatos por animal. A diferença é grande, considerando que os animais estão sendo criados juntos, a determinação se dá por conta da diferença genética de cada raça. 


De acordo com Renato, os estudos apontaram que criar nelore com brangus, não é interessante e não limpa as pastagens dos carrapatos. "Se pensarmos no controle estratégico que é o indicado, um número razoável para o controle seria em torno de 40, no caso especifico o nelore produz menos da metade, enquanto o brangus produz mais que o dobro,  a dica é sempre fazer o controle estratégico ".  Finaliza o pesquisador da Embrapa.  Outras informações deste assunto, podem ser encontradas no site museu do carrapato.