DEPS e avaliação visual devem ser analisadas no rebanho
A DEP prevê o desempenho das crias de um dado reprodutor
Melhoramento genético
O Brasil é um país privilegiado, ao longo das décadas os criadores tem realizado um trabalho positivo de melhoramento genético das raças bovinas de corte. O avanço que se teve com as raças zebuínas é um sinal de união por exemplo, de técnicos e criadores.
Uma das ferramentas mais modernas que a tecnologia coloca nas mãos dos pecuaristas hoje em dia é a famosa DEP, tão divulgada mas nem sempre tão bem entendida. Mas o que vem a ser DEP? A DEP, sigla de Diferença Esperada na Progênie, nada mais é do que uma estimação de como os futuros descendentes de um determinado reprodutor irão expressar as características.
Em outras palavras, a DEP prevê o desempenho das crias de um dado reprodutor, comparada com o desempenho das crias de todos os reprodutores incluídos no programa de avaliação genética, acasalados com vacas semelhantes. Outra maneira de entender o conceito é considerar a DEP como o valor genético, de um animal, transmissível a seus filhos. As vezes a técnica não demostra resultados que o criador quer ter, para essa questão é necessário analisar, recorrer, a avaliação visual do biótipo do animal, análise feita por quem entende de pecuária.