Demanda enfraquecida derruba preços da alface em SP
Além da baixa procura, custos de produção causaram redução do ritmo de plantio
Segundo informações da Diária de Mercado elaborada pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), produtores relataram que a procura por alface enfraqueceu nos últimos dias no cinturão verde paulista, região que compreende os municípios de Ibiúna e Mogi das Cruzes. Segundo o relatório, a baixa demanda pela folhosa é reflexo das temperaturas reduzidas e da aproximação do fim do mês, período em que o poder de compra da população diminui.
Entre os dias 23 e 27 de maio, por exemplo, as cotações da alface crespa recuaram 24,53% em Ibiúna em comparação a média da semana anterior, chegando a ser comercializada a R$ 20,00 a caixa com 20 unidades. Para a variedade americana vendida na mesma região, a desvalorização semanal foi de 34,62%, abaixando o preço da caixa com 12 unidades para R$ 21,25.
O informativo do Cepea ressalta ainda que com os custos de produção elevados, o cenário dos últimos dias pressionou ainda mais a margem do produtor, fazendo com que reduzissem o ritmo de plantio.
Com informações do Cepea
Foto de capa: Claudio Lucas Capeche/Embrapa