Derivados lácteos seguem em queda no mês de novembro

A importação de lácteos segue em patamar elevado, 177,2 milhões de toneladas

12/12/2025 às 09:30 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

Os preços dos derivados lácteos no atacado seguiram a trajetória de baixa ao longo de novembro, com oferta elevada e giro mais lento no varejo. UHT, muçarela e leite em pó recuaram frente a outubro, refletindo estoques mais altos, concorrência acirrada e negociações difíceis entre indústria e varejo. A importação de lácteos segue em patamar elevado, 177,2 milhões de toneladas. No mercado de leite spot, as duas quinzenas registraram novas quedas, acompanhando a captação em avanço e a demanda contida por derivados. O ambiente externo permaneceu desfavorável ao suporte de preços com o índice de preços do GDT em queda no mês de novembro de 2025.

Conseleites projetam recuo expressivo no preço ao produtor

As sinalizações do Conseleite para o leite entregue em novembro continuam indicar fortes variações negativas. Chama a atenção o Rio Grande do Sul, no qual apresentou uma queda de cerca de R$ 0,18 centavos e Paraná queda de aproximadamente R$ 0,13 centavos.

Milho, soja e boi seguem com pequena alta nos preços

Em novembro de 2025, a soja registrou leve valorização, em sintonia com a alta em Chicago, enquanto as exportações brasileiras seguiram relevantes e deram sustentação às cotações internas. O milho apresentou preços firmes, puxado por uma demanda interna aquecida, um pequeno atraso no plantio em alguns estados e o mercado mirando o primeiro semestre de 2026, período em que as cotações tendem a se valorizar, até a entrada da safrinha. A alta do mercado pecuário tem sido puxada pelo nível recorde de exportação de carne bovina e pela alta sazonal de demanda interna para o final do ano. No quadro macroeconômico, o IBGE divulgou o PIB do terceiro trimestre praticamente estável frente ao trimestre anterior. Já o Boletim Focus manteve projeções sem mudanças relevantes ao longo de novembro, indicando um crescimento de 2,16%.