Dez mil produtores receberam selo que identifica fabricação da agricultura familiar
Selo identifica e fortalece o segmento junto aos consumidores
Agronegócio
O Brasil alcançou a marca de dez mil emissões do Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), criado para identificar e promover produtos de pequenos produtores, informou o Ministério da Agricultura na última sexta (25).
O selo de número de 10 mil foi emitido para a Agroindústria de Derivado da Cana-de-Açúcar, situada no município de Candelária, no Rio Grande do Sul.
Do total de selos emitidos, 8.871 foram do tipo Senaf da Agricultura Familiar; 449 Senaf Mulher; 243 Senaf Empresas; 120 Senaf Quilombola; 118 Senaf Sociobiodiversidade; 102 Senaf Indígena e 97 Senaf Juventude.
Todos são voltados para produtos da agricultura familiar, mas cada um tem requisitos específicos para obtenção. A quantidade de produtos com a certificação passou de 700, em 2019, para mais de 10 mil, em 2022.
O Senaf potencializa a exposição e a comercialização da produção familiar ao aproximá-la do consumidor final, dando-lhe condições para checar a origem e as características do produto por meio de um QR Code.
Ao apontar a câmera do celular para o código impresso no selo, o consumidor é direcionado para uma página web, contendo informações sobre aquele produto, como estado e município de origem, especificações da embalagem, valor nutricional e o contato do produtor familiar.
O agricultor familiar ou representante de cooperativa/empresa que deseja solicitar o selo, precisa acessar a plataforma Vitrine da Agricultura Familiar.
Informações por Mapa
Foto de capa: Divulgação Governo Federal