Dia Mundial do Chocolate - Brasil é um dos maiores produtores do mundo
Pará, Bahia e Espírito Santo têm destaque na venda do alimento
O Dia Mundial do Chocolate é comemorado nesta sexta-feira, 7 de julho, após inclusão da data em um calendário que é seguido em praticamente todos os países. O alimento - um dos preferidos entre consumidores de doces - também possui grande importância na economia, além de outros benefícios para quem não sai de um bar, quiosque, padarias e supermercados sem comprar ao menos um produto feito com cacau.
Segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), o Brasil se destaca no mercado mundial de chocolates como um dos principais produtores e exportadores de cacau e seus derivados - o sétimo maior.
O estado do Pará é o maior produtor de cacau do país, com 150 mil hectares cultivados e produção anual de 145 mil toneladas. Em seguida aparecem Bahia e Espírito Santo, com produção somada de 100 mil toneladas anuais. No mundo, o Brasil é o sétimo
Em 2022, as exportações brasileiras de chocolate alcançaram US$ 142 milhões, o melhor resultado em 20 anos. Neste ano há previsão de crescimento de 6% no faturamento.
Pó, chocolate em barra ou pasta de cacau são alguns dos produtos que saem principalmente do Nordeste brasileiro em direção a mais de uma centena de países. No primeiro trimestre deste ano exportadores brasileiros comercializam 11 mil toneladas de cacau - mais de um terço deste total (39%) foram para a Argentina e Estados Unidos.
Uma das causas da preferência de importadores e de fabricantes mundiais de produtos com chocolate pelo cacau brasileiro é a alta concentração de gorduras e baixa toxicidade.
Por isso, é difícil encontrar quem não consuma chocolate ao menos uma vez por semana, no Brasil e em países como os da comunidade árabe, que importam barras, pó e manteiga de cacau de produtores do Nordeste e Norte.
Curiosidades sobre o chocolate
1) O cacau, matéria-prima do chocolate, teve sua origem na América Latina por volta de 1000 A.C.
2) Com certeza você já se perguntou por que o chocolate derrete na boca, não é mesmo? Existe uma explicação muito simples para isso: acontece que o chocolate derrete a uma temperatura bem baixa, menor que a nossa temperatura corporal, cerca de 35º C. Por isso a temperagem é tão importante, pois ela impede que o chocolate derreta facilmente em temperatura ambiente.
3) Quando falamos que chocolate é sinônimo de felicidade, não estamos mentindo! Ele ajuda o corpo a relaxar, diminuindo os sintomas do estresse, além de auxiliar na liberação do hormônio da felicidade, a serotonina.
4) Apesar de fazer a alegria dos humanos, o chocolate possui uma substância que é muito tóxica para os cachorros, podendo até levar à morte! Nada de dar essa delícia aos bichanos, viu?
5) Para fazer apenas 1/2 kg de chocolate são necessários mais de 400 grãos de cacau. Isso é muito cacau! A quantidade de cacau varia entre os tipos de chocolate.
6) Apesar de o cacau ter surgido na América Latina, o maior produtor da fruta é a Costa do Marfim, atualmente.
7) Durante o século 16, o chocolate era considerado um remédio, na Europa. Ele podia ser recomendado para casos de febre e até dores estomacais.
8) Se você acha que come muito chocolate, veja o exemplo dos suíços: eles consomem cerca de 10 kg de chocolate por ano. É muito chocolate por pessoa, né?
FONTES: Abicabi, Brandt, Apex e Mapa
Foto de capa: Agência Brasil