Drone é utilizado para mapear solos de citrus
O registro aéreo realizado por drones fará o mapeamento das áreas
Pesquisa e tecnologia
O Instituto Agronômico, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, de Campinas, está realizando uma pesquisa inédita no Brasil , para avaliar a produtividade agrícola e monitorar o processo erosivo nas áreas de cultivo, específico do citrus.
O registro aéreo realizado por drones fará o mapeamento das áreas, e a partir do resultado poderá gerar informações como calcular volume de reservatórios, determinar a quantidade de espécies vegetais em certa região, identificar falhas em lavouras e também estimar produções agrícolas, tudo isso por meio do cálculo de biomassa.
De acordo com o pesquisador responsável, Bernardo Cândido, “o desafio é conseguir aplicar a tecnologia de mapeamento aéreo para estimar erosão em área já cultivada. Em escala maior é um desafio, ninguém avançou nesse sentido ainda”, afirma Cândido. O drone já mapeou mais de dois mil hectares para avaliar a produtividade agrícola e monitorar o processo erosivo do solo nas áreas de cultivo. Atualmente muitos produtores têm utilizado drones, nas fazendas para facilitar o trabalho e levantar informações concretas de suas áreas, como produção de hectares e de lavouras.