Epagri/Cepa e Amvali firmam parceria para fornecer dados agropecuários aos municípios do Vale do Itapocu
Acordo garante acesso exclusivo a informações atualizadas sobre o cenário rural e socioeconômico da região, por meio do painel "Perfil 360°" do Observatório Agro Catarinense
O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola Epagri/Cepa firmou um contrato com a Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) para fornecer dados agropecuários por meio do painel “Perfil 360° municipal” do Observatório Agro Catarinense. A ferramenta oferece uma visão integrada do cenário rural e socioeconômico dos municípios catarinenses, com informações atualizadas sobre o agronegócio local e estadual.
A assinatura do contrato ocorreu na quinta-feira, 27, no auditório do Centro de Inovação Novale, em Jaraguá do Sul. Estiveram presentes autoridades da Epagri e prefeitos da região composta pelos municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.
Edilene Steinwandter, gerente da Epagri/Cepa, explicou que o "Perfil 360°" oferece uma visão ampla e integrada do cenário agropecuário e socioeconômico de todos os municípios catarinenses. A ferramenta foi projetada para disponibilizar dados exclusivos para associações de municípios e administrações municipais.
O presidente da Epagri, Dirceu Leite, destacou a importância da pesquisa agropecuária, que abrange tanto aspectos técnicos quanto socioeconômicos. Ele ressaltou que a Epagri está investindo em novas tecnologias para garantir que a informação chegue diretamente aos agricultores e gestores municipais, facilitando o planejamento e a comercialização de produtos.
O contrato tem validade anual e oferece acesso a 21 usuários com perfil municipal e três com perfil regional. Rovâni Delmonego, presidente da Amvali e prefeito de São João do Itaperiú, celebrou o impacto positivo da tecnologia no setor agrícola, destacando que a inovação contribuirá para aumentar a lucratividade dos agricultores e fortalecer o agronegócio da região.
Durante o evento, Luís Hamilton Garbossa, gerente da Epagri/Ciram, apresentou a rede de estações de monitoramento ambiental de Santa Catarina. Também foi firmado um acordo de cooperação com os municípios da Amvali para a manutenção dessas estações na região.
O Observatório Agro Catarinense é fundamentado em quatro pilares: infraestrutura estruturada, tecnologias avançadas, equipe multidisciplinar qualificada e a cultura de tomada de decisões baseada em dados. O “Perfil 360°” reúne indicadores econômicos, mercadológicos e produtivos da agropecuária e do agronegócio, incluindo o Produto Interno Bruto (PIB), o Valor Adicionado Bruto (VAB) da agropecuária e o Valor da Produção Agropecuária (VPA).
Informações: Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina