Esmagamento da soja acumula 3,53 milhões de ton em 2022
Dados são relacionados ao primeiro quadrimestre deste ano
O esmagamento da soja atingiu um acumulado de 3,53 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre de 2022, aumento de 2,96% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento do IMEA, houve um incremento de 7,26% ante o mês de abril de 22 e 2,46% ante o mesmo período do ano passado, chegando a 992,42 mil toneladas esmagadas.
A elevação esteve estimulada pelos altos patamares de preços do farelo e óleo de soja, que “inflam” as margens das esmagadoras no estado. Ainda segundo o Instituto, a margem bruta foi ampliada em 74,68% em relação ao mesmo período do ano passado e fechou na média mensal de R$ 616,27/t. No entanto, nas últimas semanas foi observada uma queda no preço do farelo de soja, o que pode influenciar na margem de junho. Por fim, a tendência é que o processamento no estado continue aquecido, devido à maior demanda por subproduto, produção recorde de soja e ampliação de 504,60 mil toneladas na capacidade das esmagadoras de soja neste ano em MT.
Preço em MT
O preço da soja disponível em Mato Grosso apontou acréscimo de 0,85% no comparativo semanal, reflexo da valorização da moeda norte-americana.
Cepea
Impulsionados pelo maior interesse de compradores, os preços da soja subiram na semana passada, segundo o levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), na segunda-feira.
Os valores da soja em grão no Brasil se descolaram dos observados no mercado externo, que caíram, pressionados pelo bom ritmo da semeadura e pela demanda enfraquecida.
Com informações do IMEA e Cepea
Foto capa Paulo Lanzeta/Embrapa