Estudo comprova grande presença do Ipê nas florestas brasileiras
Embrapa indica que as espécies da árvore estão protegidas de extinção
Mais de 40 milhões de árvores adultas das espécies Handroanthus serratifolius (Ipê amarelo) e Handroanthus impetiginosus (Ipê roxo), foram mapeadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com objetivo de verificar a situação do manejo e crescimento da espécie. O estudo começou em 2020 com a Embrapa Florestas, que analisou as áreas de florestas nativas remanescentes dos estados do Acre e Mato Grosso.
No Acre, dados do Ministério do Meio Ambiente e da Funai (Fundação Nacional do Índio) indicam a existência de 8,8 milhões de hectares de áreas passíveis de manejo, dentro dos 12,5 milhões de hectares de florestas nativas. Já em Mato Grosso, há 17,6 milhões de hectares para a mesma finalidade no interior dos 25 milhões de hectares de Floresta Amazônica presente no estado mato-grossense. Soma-se ainda 8 milhões de hectares em reservas indígenas e Unidades de Conservação de Proteção Integral.
Importância econômica do ipê
O Ipê é uma das principais fontes de madeira nobre, um produto muito valorizado no mercado exterior. No Brasil, dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) indicam que a cadeia madeireira da espécie movimenta cerca de R$ 70 milhões por ano, sendo um dos principais produtos da economia de diversos estados, como Acre, Mato Grosso e Rondônia.
Uma eventual inclusão do Ipê na lista de espécies vulneráveis poderia ocasionar receio aos compradores internacionais e, como consequência a suspensão de compra dessa madeira e de outras espécies que estejam em situação semelhante.
Segundo o Ibama, 98% da madeira de Ipê explorada é exportada e sua origem advém de madeireiras legalizadas, que utilizam madeira de planos de manejo florestal, com áreas obrigatoriamente 100% amostradas e fiscalizadas.
Curiosidades
O Ipê é uma árvore que ocorre naturalmente em todo o Brasil. Existem mais de 100 espécies dos gêneros Tabebuia e Handroanthus, ambos da família Bignoniaceae. Com flores amarelas, roxas, rosas, brancas e verdes, o Ipê está presente nas cidades e nas florestas. Além da bela floração, algumas espécies dessa árvore, como o Ipê-amarelo (handroanthus serratifolius) e o Ipê-roxo (handroanthus impetiginosus), têm uma madeira de alta durabilidade, resistência e beleza.
Com informações e foto de capa da Embrapa
Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista