Expointer 2025: Frutas, cultivares e sanidade dos pomares em destaque no Espaço da Emater/RS-Ascar
Banana, morango, citros e maracujá estão em destaque na parcela de Fruticultura do Espaço da Emater/RS-Ascar na 48ª Expointer
O extensionista e coordenador do espaço da Instituição na feira, Rodrigo Sasso Rodrigues, destaca que quanto aos citros o foco está no combate ao Greening, doença que ameaça a citricultura, e na importância de utilizar mudas legais e certificadas. "Ter uma boa muda é essencial para garantir a sanidade do pomar e o sucesso da produção", ressalta.
Na cultura do morango, o destaque fica para a cultivar BRS Fênix, desenvolvida pela Embrapa. Trata-se de uma variedade de dia curto que garante uma produção mais equilibrada ao longo da safra. Já no maracujá, a recomendação é a escolha de mudas certificadas, fundamentais para assegurar qualidade e produtividade.
"Além do morango, temos também a banana, que é uma cultura de grande expressão na nossa região. Neste ano, apresentamos ainda as mudas de citros produzidas em telado certificado, livres de qualquer tipo de patógeno ou doença, incentivando assim os produtores a optarem sempre por mudas certificadas", explica a extensionista e engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Flávia Samboran.
A parcela também aborda medidas de controle da mosca-das-frutas, praga que compromete diversas culturas, além de dicas para implantação de pomares domésticos, voltados ao consumo familiar. "O visitante encontra tudo isso reunido aqui na parcela de fruticultura", reforça Rodrigues.
As informações podem ser conferidas no Espaço da Emater/RS-Ascar, localizado na quadra 9 do Parque de Exposições Assis Brasil, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, durante toda a 48ª Expointer, que segue até domingo (07/09).
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar



