Expointer 2025: Sistema Agroflorestal é alternativa para a produção de alimento saudável e sustentável
No local, os técnicos também fornecem explicações sobre implantação, manejos e fundamentos, bem como espécies indicadas de acordo com a região ou ao clima
Um sistema que associa a produção de espécies lenhosas, gramíneas e pequenas plantas, com frutas, hortaliças e outros cultivos, formando um todo harmônico, sustentável e produtivo. Assim é espaço do Sistema Agroflorestal, apresentado pela Casa da Emater/RS-Ascar, durante a 48ª edição da Expointer, em Esteio. No local, os visitantes podem conferir o modelo que emula a natureza, buscando o equilíbrio.
"Imitar" a natureza é estabelecer um ambiente em que o segredo está na união de esforços em um ecossistema. De forma simplificada, pode-se dizer que as árvores maiores contribuem para que as plantas menores cresçam com vigor com os cultivos produtivos se somando ao processo. "E em um ambiente mais equilibrado, é evidente que os insetos e pragas também serão melhor controlados, com uma menor, ou mesmo nula, exigência de produtos químicos", destaca o extensionista da Emater/RS-Ascar Mateus Farias de Mello.
Claro que todo esse ambiente mais favorável para o desenvolvimento não significa facilidades. "Há toda uma exigência no que diz respeito ao local, ao ambiente, ao clima, pontua Mello, citando o próprio caso da parcela, com seu solo não tão fácil de ser trabalhado. Uma agrofloresta, é importante que se diga, não é uma ciência exata", afirma. No caso da parcela da Expointer, que foi implantada há sete anos, é possível ver um bom desenvolvimento dos bananais, que se adaptaram bem, amparados pelos ingás feijão e amoreiras, além de outros componentes que formam a massa orgânica.
O extensionista explica que a ideia, nos próximos anos, é desenvolver plantas de erva-mate e abacateiros no local. "O que se pretende é mostrar aos visitantes a viabilidade desse sistema, que pode parecer complexo, mas que pode ser muito eficiente na biodiversidade e na produção de alimentos", enfatiza. No local, os técnicos também fornecem explicações sobre implantação, manejos e fundamentos, bem como espécies indicadas de acordo com a região ou ao clima.
A 48ª Expointer acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio e segue até o próximo domingo (07/09). O Espaço da Emater/RS-Ascar situa-se na quadra 9, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, com mais de 200 trabalhadores prontos para receber os visitantes com um bom chimarrão, informações e demonstrações tecnológicas. No local são mais de vinte parcelas com diversos temas, que permitem uma ampla troca de informações sobre oportunidades de cultivo.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar