Exportação de angus fecha ano com novo recorde
Associação do setor registra vendas externas de 531,5 mil toneladas
As exportações de carne angus bateu recorde neste ano, segundo balanço divulgado pela associação que representa o setor. Os dados são referentes ao período entre janeiro e novembro, e revelam um crescimento de 31% sobre o fechamento de 2017 – o recorde anterior -, com 405,8 mil toneladas.
Neste ano foram exportadas 531,5 mil toneladas principalmente para compradores chineses, responsáveis por 47% do volume. Para 2021, a associação planeja ações no exterior para abrir novos mercados, como já ocorreu com mercados exigentes como a Alemanha e países árabes.
“Apesar da pandemia, conseguimos nos posicionar no mercado, mostrando que somos produtores e exportadores de carne de alta qualidade e com valor agregado”, avalia a gerente do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, em nota publicada pela associação.

Expansão
Em 2020, a raça também registrou expansão no número de carcaças certificadas pelo Programa Carne Angus dentre o universo de animais recebidos nas unidades frigoríficas parceiras. Conforme levantamento, de janeiro a outubro, a porcentagem de certificação saltou de 69%, em 2019, para 72%, em 2020. O balanço ainda sinalizou para crescimento na produção de cortes por carcaça. O aproveitamento dos animais certificados teve alta de 25%. Segundo Ana Doralina, a expansão foi de 72,5 quilos para 90,6.
O portfólio de parceiros do Programa Carne Angus também cresceu com a adesão dos frigoríficos Coqueiro (RS) e Boibras (MS) e das redes varejistas Comper (MS) e Festval (PR). O Programa Carne Angus tem, atualmente, 38 unidades frigoríficas certificando em 11 estados.