Filipinas removem embargo de importação sobre a carne de frango brasileira
Embargo de importação pelo país asiático foi anunciado em 14 de agosto deste ano
Exportações
De acordo com informações da agência Bloomberg, as Filipinas retiraram nesta segunda-feira (07), o embargo sobre a importação de carne de frango do Brasil. Segundo o Departamento de Agricultura das Filipinas, a suspensão foi decidida depois que o governo brasileiro apresentou medidas de prevenção ao coronavírus.
O embargo sobre a importação brasileira de aves, o terceiro maior exportador de frango para as Filipinas em julho, foi anunciado pelo país asiático em 14 de agosto deste ano, um dia após a China informar que detectou a presença de coronavírus em embalagem de asas de frango congeladas do Brasil.
Com a retirada do embargo, as Filipinas exigirão que os produtos brasileiros de aves tenham rótulos que informem que foram manuseados em instalações com medidas rígidas de higiene e saneamento, segundo memorando emitido pela agência Filipina.
As remessas que não cumprirem essas condições serão confiscadas, acrescentou.
Governo brasileiro
Na última sexta-feira (04), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), emitiu nota conjunta com o Ministério das Relações Exteriores alegando que “o governo do Brasil tem trabalhado por solução rápida e construtiva para o caso, de modo bilateral. Entretanto, é forçoso reafirmar publicamente que: não há evidência científica para que se alegue risco de contaminação de seres humanos com o vírus SARS-CoV-2 por meio de alimentos de qualquer tipo; o governo filipino tampouco apresentou evidência para justificar a decisão de proibir a importação da carne de frango; e os passos mandatórios, segundo o Artigo 5 do Acordo SPS da OMC, foram desconsiderados no caso em tela. Em função disso, o Brasil tomará as devidas medidas junto à Organização Mundial do Comércio, caso o governo filipino não remova o referido embargo às importações de carne de frango ou não apresente de imediato justificativa científica confiável para a manutenção da restrição”, informou a nota.
Informações por Bloomberg