Fiscalização apreende 600 kg de carne bovina produzida de forma clandestina
Local funcionava de forma improvisada e sem registro nos órgãos de inspeção sanitária para produtos de origem animal
Fiscalização
Em ação realizada na última quarta-feira (31/03), foram apreendidos 600 quilos de carne bovina em processo de fabricação de salga (charque), produzidos de forma clandestina em Campinas (SP). A fiscalização chegou até o endereço após denúncia realizada na Vigilância Sanitária da cidade.
De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, o local funcionava de forma improvisada e sem registro nos órgãos de inspeção sanitária para produtos de origem animal, com a utilização de caixas de água de polietileno para a produção, sem os devidos cuidados com higiene, sanidade e qualidades dos alimentos.
“Um alimento produzido em condições precárias de higiene pode acarretar na transmissão de inúmeras doenças e comprometer a saúde do consumidor”, afirma o diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Bruno Bergamo Ruffolo.
O responsável pelo estabelecimento foi autuado por fabricar produtos de origem animal em desacordo com os padrões fixados na legislação estadual. Os produtos foram apreendidos e destinados à graxaria.
A fiscalização foi realizada por uma equipe de médicos veterinários da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que atua junto ao Serviço de Inspeção (SISP) de produtos de origem animal, na Coordenadoria de Defesa Agropecuária, com o apoio da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária de Campinas.
Foto de capa por Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo