Frente fria reforça instabilidades no Sul, enquanto baixa umidade ameaça lavouras no Centro-Norte

Precipitações no Rio Grande do Sul podem superar os 100 milímetros

01/09/2025 às 00:03 atualizado por Débora Oliveira - SBA
Siga-nos no Google News

Nesta segunda-feira (1º), um ciclone em formação na Argentina deve dar origem a uma frente fria, reforçando as instabilidades no Rio Grande do Sul, especialmente no centro, oeste, norte e nordeste do estado. Essa frente também avança para Santa Catarina e Paraná, onde o sol aparece com forte elevação das temperaturas antes da chegada da chuva.

No Centro-Oeste, as instabilidades se concentram no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, ganhando força entre a tarde e a noite. Nas demais áreas, o tempo segue firme, mas com queda acentuada da umidade e risco de incêndios.

No Sudeste, a maior parte da região terá tempo estável. A exceção fica para o norte do Rio de Janeiro, o extremo nordeste de Minas e o Espírito Santo, que terão mais nuvens e chance de pancadas rápidas.

No Nordeste, a chuva continua no litoral, com destaque para a Bahia. No interior, o tempo firme, a baixa umidade e as altas temperaturas aumentam o risco de incêndios.

E no Norte, pancadas de chuva atingem Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e o extremo norte do Pará. Já no centro-sul do Pará e em Tocantins, o tempo permanece seco, com umidade abaixo de 30%.

Veja os destaques da previsão do tempo no Agroclima:

Fonte: Climatempo