Governo atualiza Zarc para o trigo
Indicação de cultivo leva em consideração novos riscos climáticos no país
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura do trigo para a safra 2021/2022, foi divulgado nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União. As mudanças estabelecem o melhor cultivo de trigo na região tropical, a avaliação de risco pelo excesso de chuva no final de ciclo, além de adicionar outros ciclos de cultivares na base de dados.
A indicação de cultivo é baseada em séries históricas de clima, modelagem de cultivos e simulação de riscos. O sistema informa a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas associadas à possibilidade de perdas.
O Zarc para a região Sul do Brasil, está relacionado a geada no espigamento, e o excesso hídrico na fase final do ciclo do trigo. Enquanto para a região tropical, o sistema atualizado busca reduzir problemas relacionados à deficiência hídrica e as temperaturas elevadas.
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático, instrumento de política agrícola do governo federal, garante suporte às políticas do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e seguro rural no país.
Com informações do Mapa.