Governo publica zoneamento agrícola de risco climático para pêssego e nectarina
Novo zoneamento foi publicado nesta quarta-feira (18)
Foi publicado nesta quarta-feira(18), no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um novo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o cultivo ideal de pêssegos e nectarinas. O documento foi elaborado a partir de dados da Embrapa Clima Temperado (RS) e da Embrapa Informática Agropecuária (SP).
O uso de metodologia unificada para ampliação das avaliações, e a identificação de novas regiões com potencial de produção destas espécies no país, é a principal novidade da pesquisa. O Mapa publicou pela última vez o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) em 2011 e foi anulado em 2018.
O novo registro analisa a existência de frio das cultivares registradas e recomendadas pelo Mapa e suas datas médias de floração.
A disponibilidade de água e os índices de temperatura de cada região, são utilizados também para classificar o nível de risco. Nos locais com mais de 40% de risco, o plantio não é recomendado.
Os produtores rurais podem consultar os resultados do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), pela plataforma “Painel de Indicação de Riscos” e nas portarias de Zarc por Estado.
Com informações Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).