Granizo atinge cerca de 2 mil hectares de soja em Mato Grosso do Sul

Apesar de danos econômicos, potencial produtivo não será reduzido

13/11/2025 às 09:31 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

Cerca de 2 mil hectares de lavouras de soja, localizados nos municípios de Rio Brilhante e Dourados, na região Sul de Mato Grosso do Sul, foram atingidos por chuvas de granizo entre o domingo, 2 e a quarta-feira, 5. De acordo com a apuração visual da equipe técnica da Aprosoja/MS, as áreas afetadas estavam entre os estádios fenológicos V1 e V3, marcados pela presença do primeiro nó e folhas unifoliadas desenvolvidas, e terceiro nó e segunda folha trifoliada desenvolvida, respectivamente.

Os danos foram considerados pontuais. Embora algumas áreas precisem ser replantadas, o potencial produtivo das lavouras não foi comprometido, já que a maior parte das lavouras apresenta boa capacidade de recuperação e o período ainda está dentro da janela ideal de semeadura.

“Plantamos uma cultivar mais ligeira. Nós já fizemos uma aplicação foliar pra ajudar na recuperação. O custo pra fazer o replantio é bem caro, tem o operacional, tem a sementes, então acaba saindo bem caro”, relatou Rafael dos Santos, gerente de uma das fazendas atingidas, em Rio Brilhante.

A Aprosoja/MS segue com o monitoramento das regiões para avaliar os danos do granizo e dimensionar as áreas de replantio.

Expectativa safra 25/26

Conforme o histórico de safras, para o ciclo 25/26 a expectativa é de que a área cultivada seja de 4,79 milhões de hectares, crescimento de 5,9% frente ao ano anterior, com produtividade média de 52,8 sacas por hectare e produção de 15,2 milhões de toneladas.

Fonte: Aprosoja MS